domingo, 30 de outubro de 2011

YOUCAT



A obra resulta de um projeto (Compêndio do Catecismo da Igreja Católica) iniciado por João Paulo II, A necessidade de unir a Igreja a uma só voz e de demonstrar que o seu discurso não estava desatualizado levou a que o falecido Papa pedisse ao então Card. Joseph Ratzinger que encetasse a tarefa de criar um livro que passasse a mensagem católica num discurso único, mas enriquecido por toda a Igreja.
A partir daqui escreve-se um novo capítulo na História da Igreja, na perspectiva dos que com ela estão comprometidos. «Esta obra, na verdade, é um novo capítulo dentro do catecismo da Igreja Católica. Foi um projeto de João Paulo II e do próprio Bento XVI na época que liderou os trabalhos.

 O Catecismo da Igreja Católica foi lançado em 1992, o compêndio do catecismo em 2003 e agora este é uma nova etapa, uma forma de tentar adaptar esse catecismo que concentra toda a doutrina da Igreja, adaptar isso para uma linguagem mais jovem, que é também uma necessidade; uma forma de apresentar nova linguagem para uma teoria e conceitos tradicionais da Igreja», explica-nos Darlei Zanon, o director editorial da PAULUS Editora, responsável pela edição desta obra.

A estrutura do YOUCAT respeita a do Catecismo da Igreja Católica, sendo a linguagem a maior diferença e a adaptação à realidade atual, a maneira de falar mais diretamente aos jovens. «A estrutura é a mesma do catecismo, é uma forma apelativa sim, porque apresenta todos os elementos referentes à fé. Basicamente, [o YOUCAT] é dividido em quatro partes: "Em que cremos?" Fala sobre a Bíblia, a criação, o que é a fé, a graça, explica cada uma das partes do credo. A segunda parte é "Como celebramos os mistérios cristãos?" Fala sobre os vários mistérios da Igreja, os sete Sacramentos, como se estrutura o ano litúrgico, o que significa cada festa. Na terceira parte temos "A vida em Cristo", como transformar a fé em algo concreto, em atitude, em vida prática? Fala das bem-aventuranças, das virtudes, explica dos Dez Mandamentos, não só o mandamento em si, mas tudo o que está relacionado com ele (ex: não matar: abortos, direitos humanos). A última parte é "Como devemos orar?". O que é a oração, como rezar, porque rezar, explica o que e o terço e como se reza. É a mesma estrutura do Catecismo da Igreja Católica», esclarece o responsável da editora.

O Catecismo Jovem aborda a fé católica tal como é apresentada no Catecismo da Igreja Católica (CCC de 1997). O livro é concebido em forma de perguntas e respostas, remetendo através de números no final de cada resposta para as exposições do CCC, que levam ao seu aprofundamento. O leitor irá encontrar um texto idêntico para os vários países na parte central do livro – a coluna lateral e as ilustrações oferecerão as características regionais e culturais. O comentário seguinte ajuda na compreensão e no significado existencial das questões tratadas. Para além disso, oferece, nas colunas marginais das páginas, elementos complementares como imagens, definições sintéticas, citações da Sagrada Escritura, citações dos santos e de fidedignos mestres da fé.

"Curta você também esse presente dado a nós jovens; leia e guie sua vida na estrada calçada de valores que te levam ao encontro de um Cristo Jovem assim como nós."

Fonte: www.familiacrista.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário